Nada ‘lost in translation’!

 

Se não fosse pela minha experiência toda no Brasil – ou o Brasil que passou na minha vida – eu jamais teria achado tanta graça no comentário do meu irmãozinho indiano, depois daquela pausa para relaxar:  “This is India: we have to make adjustments; we have to find the WAYS.”
Eu engasguei e quase cuspi a água que bebia para fora do tuk-tuk.

Embora falado perfeitamente em inglês, ficou desprovido de contexto para entregar a significância sacana desejada. Em híndi, ele tal vez tenha as palavras certas para jogo-de-cintura e jeitinho, mas ficaram diluídas e vagas em inglês.

Só que eu o ouvi perfeitamente bem em português!

Minha gargalhada fez a rapaziada rir mais ainda, enquanto fugimos vitoriosos, mas hilariamente íntimos, já que fomos quarto homens e quatro mochilas dentro dum tuk-tuk, depois de uma negociação cinematográfica para sair de uma furada lindíssima – mais uma – em um país adorável onde as coisas nem sempre dão certo ou não funcionam do jeito que esperamos, onde a informação certa chega de maneira errada, onde você fica atrapalhado, onde planos desabam e aonde costumam chegar os Obstáculos.

Ri de tanto carinho para uma outra terra que conheço bem, um lugar onde também existe a mesma sabedoria de rir da própria desgraça e de todas as criatividades que daí nascem.

“Mas Brasil é assim também, Ricky?” me perguntaram, surpresos. Acharam que a Índia era o único lugar do mundo que as pessoas ficassem tão atrapalhadas.

“Imagina!”

Como foi fácil explicar para os indianos o significado do jeitinho para eles. Eu já suei tentando explicar jogo-de-cintura para povos inflexíveis.

Da muito certo não, mas dá para manobrar.

 

Posted by

A native of Chicago, Ricky Toledano has lived in Rio de Janeiro, Brazil for over twenty years as a writer, translator and teacher. [a]multipicity is multi-lingual collection of reflections through the humanities.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s