A 1ª Favela

Não foi um favela tour desses por ai não. Nem foi de qualquer favela: foi da 1ª favela do Brasil, então chamado Morro do Livramento, na ocasião do calote que receberam os soldados da Guerra dos Canudos quando o soldo e as terras prometidas no Rio de Janeiro não foram pagos. O tour, na verdade, foi toda uma aula de historia, de sobrevivência e de politica atual, todo um conto que abranja da casa do Machado de Assis ao suposto projeto “Porto Maravilha” (que pretendia deslocar mais de 800 residentes para um teleférico que a comunidade nem queria), até os grandes projetos sociais e artísticas da comunidade, da escola do boxe do Cachorrão ao encontro maravilhoso dos grafiteiros da Galeria Providência.

Só gratidão para Cosme Felippsen, organizador do Rolé dos Favelados, pela aula didática dele, na qual obriga participantes a contemplar o quer dizer “favela” e como ela se insere numa cidade que nós faz reclamar tanto sem sequer conhecê-la de verdade. Foi uma benção não só ouvir a historia do morro, mas a historia do Cosme mesmo e a da sua comunidade, hoje chamado o Morro da Providência.

fotos por Ricky Toledano

Igreja do Cruzeiro , no alto do morro, a primeiro construção dos soldados da Guerra dos Canudos
A casa do Machado de Assis
Love! 😉
Central do Brasil
O grande Cosme Felippsen

Posted by

A native of Chicago, Ricky Toledano has lived in Rio de Janeiro, Brazil for over twenty years as a writer, translator and teacher. [a]multipicity is multi-lingual collection of reflections through the humanities.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s